Agora sim: Nova pickup Tarok da VW chega em 2025

0
624

A altamente antecipada e comentada pick-up VW Tarok finalmente deixou de ser apenas uma especulação para se tornar uma realidade concreta. A Volkswagen deu o sinal verde para o desenvolvimento da inovadora picape, que se equipara em porte à Montana e à Toro, incorporando uma cabine dupla e quatro portas. Este projeto tem como base o conceito Tarok, previamente apresentado em vários salões automotivos ao redor do mundo.

VW Tarok 2025 Concept / Foto VW
VW Tarok 2025 Concept / Foto VW

De acordo com informações provenientes de veículos especializados em automóveis, a Volkswagen confirmou oficialmente a retomada do projeto aos seus concessionários. Esta confirmação veio acompanhada por imagens da Tarok, confirmando a decisão de avançar com a produção dessa tão aguardada picape. O projeto, totalmente concebido no Brasil, teve sua primeira aparição no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. No entanto, devido à pandemia, seu desenvolvimento foi suspenso.

Fontes na Argentina garantem que o projeto foi retomado e a produção da picape está programada para iniciar na fábrica argentina em General Pacheco no início de 2025. Na época, as informações indicavam que a inédita picape utilizaria a plataforma modular MQB na versão A1, a mesma base do SUV médio Taos, que também é produzido na Argentina. Essa escolha permitiria o compartilhamento da linha de montagem com o utilitário esportivo.

VW Tarok 2025 Concept / Foto VW
VW Tarok 2025 Concept / Foto VW

Segundo a equipe da Motor1 na Argentina, a Volkswagen confirmou seus planos de produzir uma caminhonete de porte médio. Para ilustrar essa novidade, a montadora utilizou imagens do conceito desenvolvido no Brasil. Este novo modelo promete uma configuração com cabine dupla, quatro portas e um design aventureiro.

O portal ressalta que a fabricação da caminhonete está programada para ocorrer na fábrica da montadora na Argentina, a mesma responsável pela produção do SUV médio Taos, a partir do ano de 2025.

Nova pickup VW Tarok deve competir com Fiat Toro

A Fiat tem sérios motivos para se preocupar, já que a Volkswagen está avançando com determinação no projeto de produção de sua nova caminhonete de porte intermediário, a Tarok. Essa iniciativa visa atrair novos clientes e, caso o projeto se concretize sem atrasos, a Tarok promete desafiar a posição de modelos estabelecidos, como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana, no mercado.

VW Tarok 2025 Concept / Foto VW
VW Tarok 2025 Concept / Foto VW

Volkswagen Tarok –  Ficha Técnica

A Volkswagen Tarok é uma pickup conceitual que foi apresentada pela Volkswagen, não sabemos se as especificações da nova será exatamente igual, porém pouca coisa deve mudar. As informações e especificações são baseadas no modelo de conceito que foi revelado. É essencial notar que, devido à natureza dos veículos conceituais, nem todas as características ou especificações podem ser refletidas em um produto final, caso seja produzido para venda.

VW Tarok 2025 Concept / Foto VW
VW Tarok 2025 Concept / Foto VW

A Tarok foi concebida como uma pickup intermediária, menor do que a Amarok da Volkswagen, com um design moderno e versátil. Alguns dos destaques das especificações incluem:

Motorização: A Tarok conceitual foi apresentada com um motor 1.4 TSI turbo a gasolina associado a um sistema de tração integral 4Motion. Isso proporciona um equilíbrio entre desempenho e eficiência.

Potência: O motor 1.4 TSI é capaz de gerar cerca de 150 cavalos de potência.

Transmissão: A Tarok conceitual apresentava uma transmissão automática de seis velocidades.

Capacidade da Carga: Sua caçamba foi projetada para ser versátil, com a possibilidade de estender o espaço de carga ao abrir uma parte do habitáculo interno. Esta característica possibilita acomodar objetos mais longos e também oferece a capacidade de transportar cargas maiores.

Tecnologia: A Tarok conceitual inclui um amplo conjunto de tecnologias, como um painel digital configurável, sistema multimídia avançado, conectividade e assistência ao condutor.

Design: A estética da Tarok é marcada por um estilo moderno, que incorpora linhas robustas e dinâmicas, seguindo a linguagem de design da Volkswagen, com uma frente marcante e elementos inovadores.

A picape Tarok está destinada a conquistar um espaço distinto entre dois ícones consagrados da marca, a conhecida Saveiro e a robusta Amarok. Sua proposta é clara e estratégica: competir diretamente com picapes monobloco, como as renomadas Chevrolet Montana e Fiat Toro.

VW Tarok 2025 Concept / Foto VW
VW Tarok 2025 Concept / Foto VW

Essa estratégia reflete a inteligência da Volkswagen, visando um segmento de mercado que valoriza tanto a potência e versatilidade de uma picape quanto o conforto e a manobrabilidade de um veículo compacto. A Tarok parece trilhar um caminho promissor ao unir características normalmente distintas em um único produto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui